Usuário:
 
Senha:
 Esqueceu a senha?



O modelo pedagógico da ABEAS inclui os elementos mais tradicionais da educação a distância da EAD, buscando atender a necessidade dos profissionais da área. Os cursos são auto-instrucionais garantindo o estudo independente e individualizado. O material é vinculado através da Internet, mas podem ser usados outros meios, como o CD-Rom e material impresso caso o estudante necessite. Também são usados outros meios de apoio pedagógico, entre os quais, leituras complementares, com links em bibliotecas virtuais, fitas de vídeos ou apostilas impressas visando conquistar os objetivos instrucionais.

A produção é centralizada e organizada institucionalmente em contraste com a descentralização da aprendizagem. A veiculação dos cursos é grande, o que os torna economicamente viáveis podendo atender a um grande número de estudantes. A interatividade é organizada em comunicação pluridirecionada, inter-relacionando o aluno, a instituição e o professor. Esta comunicação se dá por intermédio das tutorias, orientações, observações sobre os trabalhos realizados pelo aluno, auto-avaliação e avaliações finais, além de todo o acompanhamento institucional até a certificação.

Os meios de comunicação mais utilizados são: a Internet, o telefone, fax e correios, além dos encontros presenciais (Somente para cursos específicos) entre o tutor e os alunos. O ensino é particularizado sem que se pretenda ser esta uma característica exclusiva da EAD. De qualquer forma "aprender a aprender" é muito importante para o aluno desta modalidade de ensino que precisa construir e reconstruir o seu próprio conhecimento. Na construção do conhecimento deve-se estar atento para uma multiplicidade de problemas que despertam os diversos interesses do aluno.

Material Didático

O conteúdo dos cursos por tutoria a distância é produzido em diversas mídias, visando atende as necessidades do aluno, sendo veiculado através de módulos pré-programados segundo as normas próprias de cada programa educacional.

Normalmente cada módulo contém:

1) um pré-teste para auto-avaliação do aluno em relação à matéria que será apresentada;
2) o texto programado, e
3) um pós-teste para avaliação do aluno pela coordenação à qual estiver vinculado.

Além dos módulos, textos complementares poderão ser enviados para leitura informativa, além de publicações úteis ao desempenho do aluno nas suas áreas de especialização, como anuários, catálogos, legislação etc. Formas de Avaliação

Normas de Funcionamento

O conteúdo didático de cada curso será enviado pela ABEAS obedecendo a um cronograma pré-estabelecido.

Durante o curso, o aluno é livre para estudar segundo o seu próprio ritmo. O número de horas/ aula de um módulo determina o número de horas que serão dadas ao aluno para seu estudo. As dúvidas surgidas durante a leitura deverão ser anotadas e enviadas para a coordenação pedagógica ou para o coordenador técnico do curso. Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Para a educação a distância, interessa o aprendizado intencional, o que não significa, necessariamente, acadêmico e formal, mas sim um aprendizado planejado para um aluno que está separado do professor, estabelecendo um diálogo, através do uso dos meios de comunicação. O objetivo é manter o aluno e o professor (ou tutor) em um constante diálogo através do tempo e do espaço.

Os cursos serão veiculados sobre uma plataforma de aprendizagem virtual através dos módulos pré-programados para isso, que distribuem organizadamente conceitos e princípios fundamentais da disciplina a ser estudada. O aprendizado se dá com a interação através de contatos interpessoais, usando as tecnologias da comunicação e informação (TIC), ou nos encontros presenciais (apenas em cursos específicos).

O uso das TIC é ideal para a mediação pedagógica. Cada conteúdo será apresentado ao aluno de duas formas: textos eletrônicos e aulas virtuais. Os textos eletrônicos trazem um conteúdo completo para que o aluno possa estudar, conhecer os fatos, acreditar e compreender os conceitos, até ser capaz de aplicá-los a situações similares às do seu cotidiano profissional.

As aulas virtuais resumem os conteúdos dos módulos eletrônicos, utilizando uma plataforma que trazem atividades de aprendizagem como pré-testes, exemplos, exercícios de auto-avaliação e os pós-testes que serão avaliados pelo professor – tutor.

Os cursos, eventualmente, contarão com material de apoio didático extra. Este material tem a finalidade de ajudar a visualizar experiências cotidianas de sua área, e é um excelente meio de apoio para os cursos, quando é desenhado e planejado para este uso, pois ele pode facilitar o aprendizado. O aluno receberá, em casos específicos, módulos eletrônicos em CD-ROM, caso não tenha facilidade em utilizar a rede, ou mesmo módulos impressos, desde que se responsabilize pelos custos.