CTS 2014

CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SEMENTES - EDIÇÃO 2014

 

 

2° Encontro Presencial Confirmado!

Informamos que o 2° Encontro Presencial está confirmado para o período de 01 até 05/12/2014 na UFPel. 

Prezado (a)s Aluno (a)s,

O ônibus com destino a Universidade de Pelotas – RS sairá a partir da 07h30m – em 01/12. Portando, a partir desse horário, fiquem aguardando na recepção dos respectivos hotéis:

MANTA – CURI – ALEPPO – ESTORIL – Do Léo

Por oportuno, informo:

Contato com Agencia Bosembecker Turismo – Sra. Alana Goulart - e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - (53) 3223-1035/8122-5242

 

Coordenador do curso de CTS-UFPel – Dr. Tiago Zanatta – e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. Tel. (53) 3275-7458

 

1° Encontro Presencial Realizado!

Informamos que o 1° Encontro Presencial foi realizado no período de 11 até 15/08/2014 na UFPel. 

 

Informações

CURSO INICIADO DIA 18/02/2014!!!

Informamos que o módulo 1 do curso já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA.

Para acesso basta utilizar o login/senha que você criou no momento do cadastro. 

Clique aqui para acessar o AVA.

 

Comunicado: Últimas Vagas!

Últimos dias para realização das pré inscrições para a turma de 2014  do curso de Ciência e Tecnologia de Sementes estão abertas.

Os interessados deverão se inscrever e realizar o pagamento da taxa de pré inscrição no valor de R$ 300,00 (Trezentos reais).

Informamos que o valor da taxa de pré-inscrição só será reembolsado no caso de cancelamento da turma.

Inscrição - Clique Aqui!!!

Este é um curso de Pós-graduação Lato Sensu, Especialização por Tutoria a Distância, criado nos moldes da Resolução CNE/CES nº 01/2001, da Resolução CNE/CES nº 01/2007 e Resolução CEPE 001/2007 – UFV.
Conforme as exigências estabelecidas nos artigos 5º e 6º da Resolução CNE/CES nº 01/2007, a elaboração e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso deverá ser individual, bem como a realização de provas presenciais também é obrigatória. 
Para facilitar a avaliação presencial, este curso, que tem a duração prevista para um ano, é dividido em duas fases, de seis meses cada uma.

Publico Alvo

O curso está destinado à profissional de nível superior das áreas de Ciências Agrárias:Agronomia e Engenharia Agrícola, podendo ser estendido a outros interessados, de acordo com sua formação. Os interessados que estiverem fora da clientela poderão ser aceitos comoaluno participante, e receberão todo o material didático, mas não terão direito ao Certificado de Especialista. Estes alunos deverão encaminhar, juntamente com a ficha de inscrição, uma declaração de que estão cientes de que não têm direito ao Certificado do Curso.

Matrícula



Para efetuar a matrícula junto a Universidade Federal de Pelotas - UFPel é exigida a seguinte documentação:

  • Ficha de Inscrição preenchida;
  • 01 foto 3x4

Cópias de:

  1. Ficha de inscrição preenchida e assinada (Clique aqui para obter a ficha impressa);
  2. Identidade;
  3. Certidão de nascimento ou de casamento;
  4. Certificado de reservista (para homens);
  5. Diploma de graduação (frente e verso); (autenticado)
  6. Histórico escolar; (autenticado)
  7. CPF;
  8. Título de eleitor;
  9. Taxa de inscrição devidamente paga (obtida ao término do preenchimento da ficha de inscrição no site da ABEAS);
  10. Regulamento do curso preenchido e assinado (Clique aqui para obter o regulamento impresso).
Todos esses documentos deverão ser enviados á sede da ABEAS, sito a SCS Quadra 1 - Bloco E - Salas 505 a 508 - Ed. Ceará, Brasília – DF - CEP: 70.303-900, aos cuidados da coordenação de cursos da ABEAS. 
A ABEAS se encarregará do envio da documentação a UFPel. A ABEAS poderá solicitar outros documentos autenticados, caso haja manifestação por parte da UFPel.

 

Normas de Funcionamento
  • OBS: (Provavelmente será utilizada uma plataforma no site, com o ambiente virtual de aprendizagem para facilitar o estudo e interação com o conteúdo, ou seja, as normas abaixo poderão ser modificadas com vistas a melhorar a dinâmica do curso)

  • O curso terá inicio no dia 18/02/2014 (Data a ser confirmada!).  O material didático digital – CD ROM – será enviado pela ABEAS, por meio do correio tradicional. Os alunos receberão um resumo e o conteúdo didático do Módulo 01, pela Internet, no primeiro dia o curso.
  • O aluno é livre para estudar segundo o seu próprio ritmo, lembrando-se, das datas previstas para a realização dos módulos do curso e encontros presenciais. O número de horas de estudo deverá ser no mínimo, equivalente ao número de horas/aula de cada módulo.
  • As dúvidas surgidas durante o estudo poderão ser enviadas por e–mail para o monitor do curso, Wilner Peres, cujo endereço eletrônico é  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Depois de resolvidas as dúvidas e estudada a matéria de cada módulo o aluno responderá o pós-teste que estará a sua disposição no final de cada modulo.
  • Os pós-testes, inseridos nos módulos, deverão ser respondidos e enviados, digitados, pelo correio tradicional, para o endereço do coordenador técnico do curso, após o estudo de cada módulo.

    Prof. Dr. Antônio C.S.A Barros
    UFPEL – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
    Dept° de Fitotecnia – Caixa Postal 354
    Pelotas – RS
    CEP: 96.001-900

  • O mesmo procedimento se aplica à segunda fase: terminado o estudo dos módulos, o aluno deverá enviar os pós-testes.
  • Atenção: Somente serão aceitos os pós-testes que forem recebidos até 10 dias antes do inicio dos encontros presenciais. Recomendamos que o aluno faça sempre uma cópia dos testes e que os envie registrados, guardando consigo o recibo de envio.
  • Ao final de cada fase o aluno se desloca para participar dos Encontros Presenciais, que são dois, e serão realizados na Universidade Federal de Pelotas – UFPel, em Pelotas - RS, onde serão realizadas todas as atividades, aulas práticas e teóricas, visitas, debates e também as provas. Cada encontro tem a duração de cinco (05) dias úteis. A presença nos encontros é obrigatória. O seu não comparecimento implicará o desligamento do curso.
  • Após cada Encontro Presencial, a coordenação providenciará a correção das provas e enviará ao aluno as notas por ele obtidas.
  • Obedecidos aos padrões de avaliação da UFPel, instituição de ensino superior à qual está vinculado o curso, os alunos que estiverem com a documentação completa e obtiverem menções iguais ou superiores a 7,0 estarão aprovados, e receberão o Certificado de Especialização.
Encontros Presenciais

O Encontro Presencial é a oportunidade de contato pessoal entre o aluno, os tutores e os coordenadores, e nele são ministradas aulas descritivas e/ou práticas, debates, visitas de campo e realizadas as provas para avaliação formal do curso, cujos padrões (número de questões, formulações, supervisão e correção) são determinados pela UFPel.

Os encontros têm a duração de cinco (5) dias cada e serão realizados na UFPel-RS, podendo ser agendados também para outras regiões segundo a conveniência de um grupo de alunos, e visando facilitar sua participação. As despesas de alimentação, hospedagem e transporte ao local do evento, correrão por conta do aluno.

1° Encontro Presencial: 30/07 a 03 /08/ 2014 (REALIZADO)

2° Encontro Presencial: 01 a 05/12/ 2014 (CONFIRMADO)

OBS: As datas previstas para cada encontro presencial poderão ser alteradas por conveniência da UFPel. A ABEAS confirmará e informará aos alunos matriculados, via e-mail, e em seu site, as datas dos encontros presenciais.

participação nos encontros é pré-requisito para a aprovação e para a emissão do Certificado de Especialização. Caso um aluno deixe de participar de algum dos encontros, por motivo de extrema necessidade (doença etc.), deverá encaminhar ao coordenador técnico uma justificativa, com cópia para ABEAS, para que seja analisada a possibilidade de ele participar do evento correspondente, na edição seguinte do curso, se, e somente se, o curso for editado no ano seguinte. 
Neste caso, ele deverá arcar com as despesas para aquisição do novo material, quando se fizer necessário. A ABEAS fica isenta de qualquer responsabilidade com o aluno que deixar de comparecer aos encontros.

 

 

Provas

As provas são obrigatórias, sendo exigida, para aprovação no curso, a média 7,0 (sete), em cada disciplina, estabelecida pela Universidade Federal de Pelotas, que levará em conta as suas Normas Gerais dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

Avaliação Formal

Conforme exigência estabelecida no Parágrafo Único do Art.11 da Resolução CNE/CES 01/2001, a avaliação formal deverá ser presencial. Para facilitar a avaliação presencial este curso, que tem a duração prevista para um ano, é dividido em duas fases, de seis meses cada uma. 
A Avaliação Formal será realizada de três formas:

Primeiro, através de Provas escritas que serão aplicadas por ocasião dos Encontros Presenciais. No Primeiro Encontro, a avaliação abrangerá as disciplinas dos módulos 1 a 5, da primeira fase do curso. Durante o Segundo Encontro, que ocorre após a complementação do estudo dos módulos 06 a 10, será aplicada a segunda  avaliação, que  abrangerá as disciplinas dos módulos da segunda fase do curso. Essas provas escritas valerão 80% da média final.

A segunda forma de avaliação é a Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso que envolve a elaboração de uma monografia, cujo Pré-Projeto deverá ser apresentado no Primeiro Encontro Presencial e a versão final durante o Segundo Encontro Presencial. A monografia é de caráter individual e obrigatório. Deverá ter entre 10 e 25 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, ou Arial, tamanho 10, espaçamento 1,5 (entre linhas). A versão final deverá ser entregue na forma impressa e digital (CD), para a coordenação técnica do curso, até o início do Segundo Encontro Presencial. A Monografia não receberá nota.

A terceira forma de Avaliação da Participação do aluno é realizada por meio dos Pós-Testes, que também são utilizados como forma de controle de aproveitamento. Os Pós-Testes são inseridos ao final de cada módulo (em mídia digital) e deverão ser respondidos, e enviados para o Coordenador Técnico do curso, quando o aluno finalizar o estudo de cada módulo. O Pós-Teste escrito vale 20% da média final.

A presença nos Encontros é obrigatória, sendo condição indispensável para a conclusão do curso.

Emissão de Certificados

Após o término do curso, para os alunos aprovados, será expedido o Certificado. Todavia, como existe em cada instituição uma tramitação específica para essa expedição o processo poderá demorar até 02 anos. Neste caso, a Coordenação Técnica responsável pelo curso, irá expedir umaDeclaração de Aprovação, que posteriormente, será substituída pelo certificado definitivo.

Formas de Pagamento

O valor total do curso, á vista, é de R$ 3.700,00 (três mil e setecentos reais) – já inclusa nesse total, o valor referente a taxa de inscrição de R$300,00 (trezentos reais). 
A taxa de inscrição deverá ser impressa e paga no momento da inscrição. Em hipótese alguma será devolvido o valor da taxa de inscrição, salvo cancelamento do curso pela UFPel.
Será enviado pela ABEAS através do e-mail cadastrado em nosso sistema, os boletos bancários para pagamento das mensalidades, conforme opção de pagamento escolhida no ato do preenchimento da ficha de inscrição.

OPÇÃO 01 – Taxa de Inscrição de R$ 300,00 (Trezentos Reais) + 1 parcela de R$ 3.400,00 (três mil e quatrocentos reais)

OPÇÃO 02 – Taxa de Inscrição de R$ 300,00 (Trezentos Reais) + 3 parcelas de R$ 1.133,33(um mil cento e trinta e três reais, trintas e três centavos). Para o parcelamento em até três vezes não serão cobrados juros.

OPÇÃO 03 – Taxa de Inscrição de R$ 300,00 (Trezentos Reais) + 10 parcelas de R$ 374,00(trezentos e setenta e quatro reais). Para o parcelamento em dez vezes serão cobrados juros.

 

OBS: Qualquer que seja a opção de pagamento, é imprescindível o pagamento da taxa de inscrição, pois só após o pagamento da mesma, que o aluno terá a garantia de matrícula na UFPel e receberá os boletos para pagamento via e-mail, conforme opção acima, sendo a primeira parcela á ser paga até o dia 11/02/2014.

Dúvidas relacionadas ao pagamento deverão ser discutidas com o Sr. Claudson Lima, pelo telefone (61) 33490200, ou ainda pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Desistência do Curso

Caso o aluno desista do curso, por qualquer motivo, até a ocasião do 1º Encontro, poderá ser ressarcido em até 50% do valor do mesmo. Após a realização do 1º Encontro não haverá ressarcimento.
Preencha a declaração abaixo e envie para a ABEAS, junto com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no curso de CTS/14.

Informações

Todas as dúvidas pedagógicas ou relacionadas com o funcionamento e administração do curso poderão ser sanadas pela Coordenação Pedagógica através do telefax: (0XX61) 3349-0200 e/ou e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. , ou ainda na sede da ABEAS em Brasília.