A Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior - ABEAS foi criada em 13 de julho de 1960 com o nome de Associação das Escolas de Agronomia e Veterinária do Brasil – AEAVB, recebeu sua denominação atual durante a 18ª Reunião Anual, realizada em Goiânia, em 1968. Ela congrega cursos superiores da área das Ciências Agrárias no Brasil, reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação – CNE.

 

A ABEAS é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Brasília-DF, com 46 anos de existência. Tem como finalidades principais atuar na promoção, coordenação e pesquisa de extensão no campo das ciências agrárias; subsidiar a formulação de políticas; estimular o desenvolvimento da educação agrícola superior; educação ambiental e apoiar ações voltadas para a produção do país dentro dos princípios de sustentabilidade.

 

Seu objetivo é promover o desenvolvimento da educação agrícola superior no Brasil, e o ensino à distância tem sido um dos instrumentos mais utilizados para isto. Ainda no cumprimento de seus objetivos e em obediências ao seu Estatuto, a ABEAS presta assessoria e apoio às suas filiadas, por meio de representação junto às autoridades e órgãos governamentais; de pesquisas e estudos sobre temas específicos; da promoção de treinamento para professores e funcionários; e atividades técnicas (seminários e encontros).

 

Com estas ações a associação tem possibilitado, incentivado e promovido o contato e a cooperação das instituições filiadas, entre si, e com outros organismos nacionais e internacionais, seja por ocasião das suas Reuniões Anuais, das reuniões das Comissões Técnicas, ou por sua intermediação pura e simples.

 

A ABEAS conta, atualmente, com a filiação de 69 instituições de ensino agrícola superior, o que representa o número de 141 cursos formadores de profissionais de nível superior em oito diferentes especialidades, quais sejam: Agronomia, Economia Doméstica, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Licenciatura em Ciências Agrárias, Medicina Veterinária e Zootecnia.