Principal

Novidades

Enviar novidade

Artigos

Downloads

Links

Registre-se
top_nav (1K)

ABEAS
Fale Conosco
Histórico
Instituição
Atividades
Criação
Diretoria
Estatuto
Papel Político
Presidentes
Publicações
Revista

Ensino Superior
Diretrizes Curriculares
Instituições Federais
CNE
Fale com o MEC

Cursos
Apresentação
Metodologia
Catálogo
Cadastro/Inscrições
Regulamento
Ambiente Virtual

Consultoria
Meio Ambiente
Recursos Naturais
Sócio-Econômicos
Cartografia
Anál. Laboratoriais
Outras Atividades

Filiadas
Questionario IES
Cadastro de IES
Norte
Nordeste
Centro Oeste
Sudeste
Sul

Downloads
Arquivos


Metodologia

 

O modelo pedagógico da ABEAS inclui os elementos mais tradicionais da educação a distância da EAD, buscando atender a necessidade dos profissionais da área. Os cursos são auto-instrucionais garantindo o estudo independente e individualizado. O material é vinculado através das redes telemáticas, mas podem ser usados outros meios, como o CD-Rom e material impresso caso o estudante necessite. Também são usados outros meios de apoio pedagógico, entre os quais, leituras complementares, com links em bibliotecas virtuais, fitas de vídeos ou apostilas impressas visando conquistar os objetivos instrucionais.

A produção é centralizada e organizada institucionalmente em contraste com a descentralização da aprendizagem. A veiculação dos cursos é grande, o que os torna economicamente viáveis podendo atender a um grande número de estudantes. A interatividade é organizada em comunicação pluridirecionada, inter-relacionando o aluno, a instituição e o professor. Esta comunicação se dá por intermédio das tutorias, orientações, observações sobre os trabalhos realizados pelo aluno, auto-avaliação e avaliações finais, além de todo o acompanhamento institucional até a certificação.

Os meios de comunicação mais utilizados são: a Internet, o telefone, fax e correios, além dos encontros presenciais entre o tutor e os alunos. O ensino é particularizado sem que se pretenda ser esta uma característica exclusiva da EAD. De qualquer forma “aprender a aprender” é muito importante para o aluno desta modalidade de ensino que precisa construir e reconstruir o seu próprio conhecimento. Na construção do conhecimento deve-se estar atento para uma multiplicidade de problemas que despertam os diversos interesses do aluno.


Encontros Presenciais

O Encontro Presencial é a oportunidade de contato pessoal entre o aluno, os tutores e os coordenadores. Durante o encontro são ministradas aulas descritivas e práticas, debates, visitas de campo e aplicação das provas. A participação no encontro é pré-requisito obrigatório para a aprovação e recebimento do Certificado de Especialização, correndo as despesas com o deslocamento e a estada por conta do aluno.

Em geral, os encontros são realizados no local onde está sediada a Coordenação Técnica do curso podendo, no entanto, ser deslocado para outra localidade, caso haja conveniência por parte da coordenação ou dos alunos. Durante esse encontro é realizada a Avaliação Formal determinada pela Instituição de Ensino que sedia o curso.

A ABEAS fica isenta de qualquer responsabilidade com o aluno que deixar de comparecer aos encontros. Caso o aluno deixe de participar de algum encontro, poderá participar do mesmo em uma nova edição do curso, se houver. Cada curso tem a duração de um ano e, nesta condição, ele poderá realizá-lo em até dois anos. Neste caso, se ele necessitar de material didático extra, deverá arcar com as despesas de aquisição do material.

Material Didático

O conteúdo dos cursos por tutoria a distância é produzido em diversas mídias, visando atende as necessidades do aluno, sendo veiculado através de módulos pré-programados segundo as normas próprias de cada programa educacional.

Cada módulo contém:

1) um pré-teste para auto-avaliação do aluno em relação à matéria que será apresentada;
2) o texto programado, e
3) um pós-teste para avaliação do aluno pela coordenação à qual estiver vinculado.

Além dos módulos, textos complementares poderão ser enviados para leitura informativa, além de publicações úteis ao desempenho do aluno nas suas áreas de especialização, como anuários, catálogos, legislação etc.

Formas de Avaliação

O desempenho do aluno será avaliado de duas formas:

• Avaliação formativa, por sua participação, através dos pós-testes usados para controle de aproveitamento, que deverão ser enviados à coordenação, segundo as normas de cada curso.

• Avaliação somativa (formal) do conhecimento da matéria apresentada. Esta avaliação formal será responsável para aprovação do aluno no curso. A elaboração das provas será segundo as normas (número de questões, formulações, supervisão e correção) da instituição, com a presença do coordenador técnico e dos professores responsáveis pelos conteúdos do curso e sua aplicação realizada durante os encontros presenciais sob a supervisão da Instituição de Ensino Superior - IES que vai emitir o Certificado de Especialização.


Normas de Funcionamento

O conteúdo didático de cada curso será enviado pela ABEAS obedecendo a um cronograma pré-estabelecido, em duas fases. O aluno deve responder a um pré-teste e corrigi-lo, verificando o seu nível de conhecimento sobre a matéria que será apresentada em seguida.

Nesta fase, o aluno é livre para estudar segundo o seu próprio ritmo. O número de horas/ aula de um módulo determina o número de horas que serão dadas ao aluno para seu estudo. As dúvidas surgidas durante a leitura deverão ser anotadas e enviadas para a coordenação pedagógica ou para o coordenador técnico do curso.

Ambiente de Aprendizagem Virtual

Para a educação a distância, interessa o aprendizado intencional, o que não significa, necessariamente, acadêmico e formal, mas sim um aprendizado planejado para um aluno que está separado do professor, estabelecendo um diálogo, através do uso dos meios de comunicação. O objetivo é manter o aluno e o professor (ou tutor) em um constante diálogo através do tempo e do espaço.

O que distingue as relações entre alunos a distância e alunos presenciais de outras relações presentes em cursos tradicionais é a forma como é mediada a separação entre o aluno, o professor e a instituição de cursos a distância. Acredita-se que na gestão de um programa a distância deve ser programada uma forma de mediação pedagógica e um material didático adequado ao perfil do aluno.

Os cursos serão veiculados sobre uma plataforma de aprendizagem eletrônica através dos módulos pré-programados para isso, que distribuem organizadamente conceitos e princípios fundamentais da disciplina a ser estudada. O aprendizado se dá com a interação através de contatos interpessoais, usando as tecnologias da comunicação e informação (TIC), ou nos encontros presenciais.

O uso das TIC é ideal para a mediação pedagógica. Cada conteúdo será apresentado ao aluno de duas formas: textos eletrônicos e aulas virtuais. Os textos eletrônicos trazem um conteúdo completo para que o aluno possa estudar, conhecer os fatos, acreditar e compreender os conceitos, até ser capaz de aplicá-los a situações similares às do seu cotidiano profissional.

As aulas virtuais resumem os conteúdos dos módulos eletrônicos, utilizando uma plataforma que trazem atividades de aprendizagem como pré-testes, exemplos, exercícios de auto-avaliação e os pós-testes que serão avaliados pelo professor – tutor.

Os cursos, eventualmente, contarão com material de apoio didático extra. Este material tem a finalidade de ajudar a visualizar experiências cotidianas de sua área, e é um excelente meio de apoio para os cursos, quando é desenhado e planejado para este uso, pois ele pode facilitar o aprendizado. O aluno receberá, em casos específicos, módulos eletrônicos em CD-ROM, caso não tenha facilidade em utilizar a rede, ou mesmo módulos impressos, desde que se responsabilize pelos custos.




Menu
Principal
Novidades
Artigos
Downloads
Links
Registre-se
Estatísticas
Entre em contato

Login
Login:

Senha:

lembre me

Registre-se, é grátis!
Perdeu sua senha?

Parceiros

Powered by
phpWebThings powered

 This website was created with phpWebThings.
(c)2006 Copyright, Equipe Web ABEAS