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Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação


Princípios

Assegurar às instituições de ensino superior ampla liberdade na composição da carga horária a ser cumprida para a integralização dos currículos, assim como na especificação das unidades de estudos a serem ministradas;

Indicar os tópicos ou campos de estudo e demais experiências de ensino-aprendizagem que comporão os currículos, evitando ao máximo a fixação de conteúdos específicos com cargas horárias pré-determinadas, as quais não poderão exceder 50% da carga horária total dos cursos;

Evitar o prolongamento desnecessário da duração dos cursos de graduação;

Incentivar uma sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento, permitindo variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa;

Estimular práticas de estudo independente, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;

Encorajar o aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, inclusive as que se referiram à experiência profissional julgada relevante para a área de formação considerada;

Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão, as quais poderão ser incluídas como parte da carga horária;

Incluir orientações para a condução de avaliações periódicas que utilizem instrumentos variados e sirvam para informar a docentes e a discentes acerca do desenvolvimento das atividades didáticas.

Objetivos e Metas

Conferir maior autonomia às IES na definição dos currículos de seus cursos, a partir da explicitação das competências e as habilidades que se deseja desenvolver, através da organização de um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, em que a graduação passa a constituir-se numa etapa de formação inicial no processo contínuo de educação permanente;

Propor uma carga horária mínima em horas que permita a flexibilização do tempo de duração do curso de acordo com a disponibilidade e esforço do aluno;

Otimizar a estruturação modular dos cursos com vistas a permitir um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados, bem como, a ampliação da diversidade da organização de cursos, integrando a oferta de cursos seqüenciais, previstos no inciso I do artigo 44 da LDB;

Contemplar orientações para as atividades de estágio e demais atividades que integrem o saber acadêmico à prática profissional, incentivando o reconhecimento de habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar;

Contribuir para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico do ensino de graduação, norteando os instrumentos de avaliação.

Áreas com abrangência de múltiplos cursos

Comissão
Cursos
Administração Administração /Turismo/Hotelaria/Secretariado Executivo
Artes Cênicas Dança/Teatro
Ciências Agrárias Agronomia/ Engenharia Florestal/Engenharia de Pesca/Zootecnia
Ciências da Informação Biblioteconomia/Arquivologia/Museologia
Computação e Informática Sistemas de Informação/Ciência da Computação/Licenciatura em Computação/ Engenharia da Computação
Matemática / Estatística Matemática, Estatística


Diretrizes Curriculares

"As diretrizes curriculares já aprovadas no CNE encontram-se nos pareceres listados abaixo."

Curso/Área

Em exame no CNE

Aprovadas
Parecer CNE

Homologadas

Resolução

Administração   CES146/2002  09/5/2002  
Agronomia

     
Arquivologia   CES 492/2001

04/7/2001

CES 20/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
Arquitetura e Urbanismo

     
Artes Cênicas   CES146/2002

09/5/2002

 
Artes Visuais

 

     
Biblioteconomia   CES 492/2001

04/7/2001

CES 19/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
Biomedicina   CES 104/2002

 09/04/2002

 
Ciências Biológicas   CES 1301/2001

 04/12/2001

CES 07/2002
Ciências Contábeis   CES146/2002

09/5/2002

 
Ciências Econômicas   CES146/2002

09/5/2002

 
Ciências Sociais   CES 492/2001

04/7/2001

CES 17/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
Ciência da Computação

     
Comunicação Social   CES 492/2001 04/7/2001 CES 16/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
Dança   CES146/2002 09/5/2002  
Direito   CES146/2002 09/5/2002  
Design   CES146/2002 09/5/2002  
Economia Doméstica

     
Educação Física   CES 138/2002  25/4/2002  
Enfermagem   CES 1133/2001 1º/10/2001 CES 03/2001
Engenharia   CES 1362/2001 22/02/2002 CES 11/2002
Engenharia Agrícola
     
Engenharia da Computação
     
Engenharia Florestal
     
Engenharia de Pesca
     
Estatística
     
Farmácia   CES 1300/2001 04/12/2001 CES 02/2002
Filosofia   CES 492/2001 04/7/2001 CES 12/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
Física   CES 1304/2001 04/12/2001 CES 09/2002
Fisioterapia   CES 1210/2001 07/12/2001 CES 04/2002
Fonoaudiologia   CES 1210/2001 07/12/2001 CES 05/2002
Geografia   CES 492/2001 04/7/2001 CES 14/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
História   CES 492/2001 04/7/2001 CES 13/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
Hotelaria   CES146/2002 09/5/2002  
Letras   CES 492/2001 04/7/2001 CES 18/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
Licenciatura (formação de professores)   CP 9/2001 17/01/2002 CP 01/2002
CP 21/2001 000
CP 27/2001 17/01/2002
CP 28/2001 17/01/2002
Licenciatura em Computação

     
Matemática   CES 1302/2001 21/11/2001  
Medicina   CES 1133/2001 1º/10/2001 CES 04/2001
Medicina Veterinária   CES 105/2002  09/4/2002  
Meteorologia

     
Música   CES146/2002 09/5/2002  
Museologia   CES 492/2001 04/7/2001 CES 21/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
Nutrição   CES 1133/2001 1º/10/2001 CES 05/2001
Oceanografia e Geologia

     
Odontologia   CES 1300/2001 04/12/2001 CES 03/2002
Pedagogia

     
Psicologia   CES1314/2001    
CES 72/2002
Química   CES 1303/2001 04/12/2001 CES 08/2002
Serviço Social   CES 492/2001 04/7/2001 CES 15/2002
CES 1363/2001 25/01/2002
Secretariado Executivo   CES146/2002 09/5/2002  
Sistemas de Informação

     
Teatro   CES146/2002 09/5/2002  
Terapia Ocupacional   CES 1210/2001 07/12/2001 CES 06/2002
Turismo   CES146/2002 09/5/2002  
Zootecnia

     

 



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